• Whatsapp:
  • (33) 9.9946-1734

Portuguese English Spanish

ODÚ  EJIONÍLÊ

 

Ejionílê é um Odú do oráculo de ifá, representado no merindilogun com oito conchas abertas pela natureza e oito fechadas é o primeiro Odú na ordem de chegada no sistema ifá. Nesta caída responde Oxaguiã, Obatalá e Ayrá. Significa mudança no lado profissional, amoroso e até mesmo de saúde, o consulente é extremamente teimoso e enjoa das coisas facilmente.
As pessoas portadoras deste Odú são muito protegidas espiritualmente, pessoas beneficiadas por amizades, raciocínio claro, fala de pessoas impulsivas, voltadas para conquista de objetivos, desenvolvimento intelectual mediano, curiosas, enfraquecidas por imaginação excessiva, são diretos, quase não conhecem a sutileza.
É o Odú mais velho do oráculo, com exceção de Ofum, de quem foi gerado. Sua cor é o branco podendo por vezes aceitar também o azul turqueza.
É o senhor do dia e de tudo que acontece durante ele, e também de tudo que é naturalmente branco. Controla as chuvas, os rios, os mares, as cabeças (humanas e dos animais).
Rege o sistema respiratório e tem também, sob suas ordens a coluna vertebral, além de todo o complexo de vasos sanguineos do corpo humano, embora se saiba que o sangue não lhe pertence, mas a Ossá Meji.
Fogo sobre fogo, o que indica dinamismo puro que impele, de forma instintiva, a conquista do objetivo.
Traz problemas de sistema nervoso, irritação, pressão alta, dificuldade de concentração, dificuldade de poder encontrar realmente o melhor caminho a ser seguido.
Traz muitas dúvidas, uma irritação fora do comum onde a pessoa vira literalmente o cão chupando manga e traz muita confusão mental e muita confusão ao redor da vida da pessoa com muita briga e muita dificuldade da pessoa se centralizar.
É a famosa cabeça quente, pois o sistema nervoso fica abaladíssimo podendo também prejudicar a saúde.
Seu ponto vulnerável é o sistema nervoso central.
Rege o sistema respiratório e tem também, sob suas ordens, a coluna vertebral e todo o complexo de vasos sanguíneos embora se saiba que o sangue não lhe pertença, mas sim a Ossá Meji.
Rege a respiração, pulmões e coluna vertebral.

Ele é considerado o pai dos demais Odús, sendo, portanto, o mais velho de todos, com exceção de Ofum meji de quem foi gerado.
Sua principal função é proteger o nosso mundo suprindo-o em todas as suas necessidades e cuidando de sua permanente renovação.
Representa o Oriente e é o senhor do dia e de tudo o que acontece durante ele.
É ainda responsável pelo movimento de rotação da Terra que provoca, depois de cada noite, o surgimento de um novo dia.
Ejionílê controla os rios, as chuvas, os mares, as cabeças humanas e a dos animais como o pássaro Lekeleke consagrado a Oxalá, o elefante, o cão, a árvore Irôko e as montanhas.
A Terra e o Mar pertencem a este Odú assim como todas as coisas naturalmente brancas.
Esse Odú é ligado a força do sol, do fogo e do céu.
É o Odú mais quente de todos e, ao contrário do que muita gente pensa, ele é todo composto por fogo e por isso quando ele está negativo traz males terríveis, principalmente na cabeça.
Corresponde ao ponto cardeal Leste.
É um Odú masculino, representado esotericamente por um círculo inteiramente branco.
O Odú Ejionilê tanto tem a energia da vida como a energia da morte, os espíritos de encosto.
Dentro dos caminhos de Ejionílê existe uma qualidade de Oxalá Odudua Barabá Afunfum que veste uma saia preta para fazer os seus orôs através de caminho de Itotô que é a terra, que é Onilê.
É através do Odú Ejionílê, que se adquire a visão, pode trazer o sol, a força e fazer subir na vida como pode lhe arrasar, lhe trazer a morte e lhe jogar no buraco, no fundo do poço.
Quem carrega esse Odú na sua cabala não deve deixar para amanhã para cuidar dele.

Regente
Oxaguiã, com influência de Xangô, Oxum e Oxóssi.

 

Quem fala por esse Odú
Obatalá, Xangô, Ayrá, Ogun e Omolu.

 

Elementos
ar

Cores
Sua cor é o Branco e as vezes pode aceitar o Azul.

 

Proibições
Tem quizila com inhame e taioba.
Não devem usar roupas vermelhas, pretas ou de cores demasiadamente escuras.
Não devem comer acaçá enrolado em folha de bananeira, não usar pérolas negras, Ônix e corais negros.
Não deve matar ratos.

Positivo
Independência e determinação, um caminho aberto e que deve ser seguido, auto suficiência, vitória sobre o inimigo, dedicação em face de problema próprio ou alheio.
Desenvolvimento intelectual pela vontade de saber, vitória em problemas de ordem financeira.
As pessoas regidas por este Odú ou influenciadas por ele possuem grande proteção espiritual, boas amizades e quase sempre caminhos abertos.
Gostam de calma e procuram acalmar o próximo, porém são também vingativas, mas possuem comportamento delicado.
São honestas e atenciosas.
Vivem com grandes esperanças, estão sempre apaixonadas, são sonhadoras, sofrem e se desdobram para ajudar um amigo.
Possuem proteção espiritual, caminhos abertos e vitória nas batalhas e indicativo de cargo de santo.

Negativo
Este Odú indica perdição pelo jogo, estupidez, teimosia, irracionalidade, ações impensadas que ocasionam problemas sérios, confusão, agressividade, fúria descontrolada, casos judiciais, aventura que terá final desastroso, falta de escrúpulos, adultério, sensualidade excessiva.
Esse Odú traz morte súbita com regozijo infalível, esquecimento de amizade, ajuntamento de corpos, gozo, proteção, simpatia.
Doenças como anemias, males do estômago, das mamas, da garganta, do ventre, loucura por imaginação excessiva, problemas da coluna vertebral e do olho esquerdo.
Geralmente este Odú avisa possíveis riscos de doenças graves, traições, pequenos furtos e mexericos.

Atenção
É através do Odú Ejionílê, que se adquire a visão, pode trazer o sol, a força e fazer subir na vida como pode lhe arrasar, lhe trazer a morte e lhe jogar no buraco, no fundo do poço.
Quem carrega esse Odú na sua cabala não deve deixar para amanhã para cuidar dele.
Este Odú significa vaidade, orgulho, ajuntamento de corpos, gozo, proteção, simpatia, estruturação, interiorização, expansão geral, fortuna, sucesso e amor, mas se tiver negativo pode trazer muita ruína, doenças, destruição no lar, traições, brigas, esquecimento de amizade e desavenças.
Mudanças no amor, no trabalho, problemas de saúde com câimbras, enfermidades nas pernas.
Perseguição e intrigas por parte das mulheres, brigas e fofocas, ódio acumulado no íntimo, vinganças e falsidades lhe cercam.
Este Odú enganou até a própria morte e quando ele responde no jogo, quem está jogando deve levantar-se três vezes em reverência a Oxaguiã.
Quando a pessoa for de Ejionílê Meji, a mesma sofrerá muitas vezes de calúnia e falsidades.
Alerta para riscos de acidentes, doenças graves, traições, pequenos furtos e mexericos. Dar comida à cabeça quando isso acontecer.
No caso do consulente estar doente, esse Odú torna-se muito perigoso, pois o mesmo possui uma característica um tanto contraditória, pois esse Odú é tão sagaz a ponto de enganar a própria morte assim, todas as vezes que esse Odú se apresenta em qualquer posicionamento, o mesmo se torna o mais especial de todo o jogo, sendo, portanto o merecedor de todas as atenções.
Presente a esse Odú deverá ser entregue em uma pedra no meio de um rio limpo e na volta dar comida a Oxalá.
Ebós feitos a esse Odú devem ser duplos para despachar negatividades e atrair sorte e prosperidade.
Devem evitar o consumo de álcool e de carne vermelha e se vestir de branco nas sextas-feiras.

Personalidade
As características das pessoas deste Odú são principalmente a inteligência, o dinamismo e com uma velocidade muito grande de pensamento, com raciocínio muito bom e são também pessoas de um temperamento muito ardente, muito passional que às vezes, mesmo sabendo que estão fazendo a coisa errada, fazem movidas pelo fogo da paixão, pelo impulso.
Costumam ser diretos, e desconhecem a sutileza quase que totalmente.
Quando elas conseguem dominar este fogo, este ímpeto, elas colocam essa inteligência para guiá-las na sua vida e conseguem realizar grandes coisas na sua vida. São pessoas bastante talentosas.
As pessoas deste Odú têm grande proteção espiritual, boas amizades, procuram a calma, mas são geniosas.
São aquelas pessoas que brigam, se irritam, vivem nervosas e não fazem nada com essa força que tem, não conseguem realizar nada, pois vivem com os caminhos fechados e outras pessoas procuram briga com elas, é uma situação de completa estagnação.
É uma bomba que está explodindo por dentro.
Às vezes são vingativas, porém em geral são delicadas, honestas e de grandes paixões.
Costumam sofrer por amigos em geral.
As pessoas desse Odú são impulsivas, chegando quase à irracionalidade.
Seus objetivos devem ser atingidos a qualquer preço mesmo que isto represente o sacrifício de outros.
Essas pessoas possuem desenvolvimento intelectual mediano alimentado por sua curiosidade incontrolável e enfraquecido por uma imaginação excessiva que os leva a criar fantasias demasiadamente absurdas.
Os filhos deste Odú tendem ao vulgar, ao mais fácil, ao comum, não se importando muito com a qualidade e sim com a quantidade das coisas.
Este Odú significa vaidade, orgulho, ajuntamento de corpos, gozo, proteção, simpatia, estruturação, interiorização, expansão geral, fortuna, sucesso e amor, mas se tiver negativo pode trazer muita ruína, doenças, destruição no lar, traições, brigas, esquecimento de amizade e desavenças.
Mudanças no amor, no trabalho, problemas de saúde com câimbras, enfermidades nas pernas.
Perseguição e intrigas por parte das mulheres, brigas e fofocas, ódio acumulado no íntimo, vinganças e falsidades lhe cercam.
Pessoas com esse Odú são dedicadas e honestas e levam uma vida quase sem sofrimentos.
Mas estão sujeitas a acidentes graves.
Amam com intensidade e têm amizades sinceras.
Quando são repudiadas ou sofrem uma traição, podem se tornar vingativas.
São pessoas trabalhadoras, gostam de tudo rápido, exige anseio, limpeza; pessoas impulsivas; pessoas de espírito livre; enjoam de tudo facilmente; paixões violentas, são curiosos, adoram viajar.
Uma das lendas desse Odú
Naquele tempo, mandaram todas as árvores fazerem oferendas a Olorum (Deus) mas nenhuma deu importância ao conselho. Somente a cajazeira fez a oferenda. Daí por diante, todas as árvores morreram sem delongas quando estavam deitadas, exceto a cajazeira, que mesmo deitada, caída ao chão, sempre grêlha e renasce.

 SEUS NÚMEROS  DE SORTE SÃO: 08-12-23-26-34-56-57-58

NOTA: Agora que você já descobriu qual é o seu Odú, aconselhamos que faça conosco uma consulta espiritual no sentido de descobrir também quais são os seus Orixás protetores e, principalmente quem é o seu Orixá de cabeça e caminhos, assim também descobrir quem o seu Exú guardião; aquele que irá te dar caminhos abertos por toda a sua vida, sugerindo as melhores decisões a serem tomadas por você no sentido de obter sucesso em todas as áreas de sua vida. Para fazer conosco a sua consulta espiritual basta Clicar aqui.

 

PUBLICIDADES

Please publish modules in offcanvas position.